Reinvenção do Self-Service: Novas Tendências.
Diante deste novo momento, os restaurantes, assim como todos os estabelecimentos comercias, tiveram que se adaptar para operar nos sistemas de entrega por delivery, drive thru e retirada no balcão, para garantir a segurança dos colaboradores e clientes em meio à pandemia.
Para evitar aglomerações em ambiente fechados e garantir o funcionamento do estabelecimento, os restaurantes self-service estão passando por grandes transformações pós Covid-19. Com isto, é necessário desde já se planejar e buscar por novos formatos, seguindo às orientações do Ministério da Saúde.
Confira as novas tendências deste segmento e organize sua operação com segurança e responsabilidade, de acordo com Studioino, arquitetura e design de foodservice.
ACESSO AO RESTAURANTE
- Controlar o fluxo de entrada para evitar aglomerações.
- Tornar visível os procedimentos de segurança adotados pelo restaurante, assim como as recomendações aos clientes.
- Cardápios, quando existentes, devem ser produzidos em materiais descartáveis.
- Disponibilizar lavatórios fixos (2 ou 3 por linha de serviço). Como alternativa, oferecer dispensadores de álcool em gel. Totens com dispensadores de álcool em gel acionados por pedal, podem ser uma ótima alternativa.
BUFFET DE SERVIÇO
- Higienizar as louças e utensílios em máquinas profissionais (Na impossibilidade de lavagem mecânica utilizar utensílios descartáveis).
- Identificar no piso a distância de 1,5 metro entre os clientes.
- Utilizar sistema misto no buffet: autosserviço de alimentos porcionados e embalados, e pratos servidos.
- Saladas podem ser pré-montadas em porções individuais, protegidas com filme plástico para autosserviço em expositores refrigerados.
- Proteínas e guarnições devem ser servidas por funcionários, em balcões aquecidos. Criar protetores de acrílico entre o pessoal de serviço e os clientes.
- Bebidas embaladas (latas e outras embalagens), em caso de máquinas de uso comum, apresentar operação apenas por funcionários, sem manipulação dos clientes.
- Sobremesa em porções embaladas, para autosserviço e expostas em refrigeradores abertos.
- Temperos devem ser oferecidos em sachês.
- Os alimentos no buffet devem ser obrigatoriamente cobertos com protetores salivares eficientes com fechamentos laterais, superior e frontal (Anvisa e NSF/ANSI 2).
- Balcões centrais (atendimento por ambos os lados) não devem ser utilizados, quando existentes, devem ser utilizados somente em um dos lados. Utilizar o outro lado para implantar pratos servidos.
- Os funcionários de serviço no buffet e no restaurante devem usar luvas e máscaras.
- Restaurantes pequenos ou aqueles que possuem o buffet encostados em paredes, que impossibilita a implantação de pratos servidos, podem oferecer pratos já montados com duas ou três opções.
ESPAÇO DE REFEIÇÃO
- Verificar a possibilidade para reduzir 1/3 das mesas para assegurar o distanciamento de 2 metros entre mesas e 1 metro entre cadeiras.
- Funcionários devem higienizar as mesas e cadeiras após cada uso e troca de clientes.
- Disponibilizar álcool em gel nas mesas.
- Prever local para descarte de máscaras.
- Utilizar ventilação natural se possível. No caso de ar-condicionado, observar a limpeza dos filtros e a manutenção preventiva do sistema.
- Colocar cartazes recomendando para que todos comam em silêncio.
CAIXA PARA PAGAMENTO
- Utilizar comandas descartáveis.
- Fazer identificação no piso para garantir a distância de 1,5 metro entre os clientes.
- Operadores dos caixas devem utilizar máscaras e não podem manipular alimentos.
- Instalar protetores de acrílico para as balanças.
- Instalar protetores de acrílico nos caixas.
- Higienizar as maquininhas de cartão antes de cada uso.
- Incentivar o uso do pagamento sem contato físico, com celulares e relógios inteligentes.
- Implantar sistema para pagamento por débito.
EQUIPAMENTOS PARA A SUA COZINHA
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Fonte: Alcalá Cozinhas Profissionais / Studioino
Reinvenção do Self-Service: Novas Tendências para garantir a segurança dos colaboradores e clientes em meio a pandemia.