Conheça as principais tendências para o consumo de bebidas e alimentos em 2023 e prepare seu estabelecimento com os melhores equipamentos para cozinhas profissionais.
Com mais um ano chegando ao fim, é hora de planejar suas ações para conquistar ainda mais clientes e aumentar sua lucratividade no próximo ano. Por isso, hoje vamos apresentar as principais tendências para o consumo de bebidas e alimentos em 2023, segundo pesquisa da ADM, empresa global especializada em nutrição.
Confira agora 5 tendências para o mercado de alimentação e tenha ao seu lado os melhores equipamentos profissionais com a Alcalá!
1) Proteínas expandidas
De acordo com estudo, mais da metade dos consumidores globais consideram-se flexitarianos, ou seja, que incorporam proteínas animais e vegetais ou carnes alternativas em suas dietas. Desta forma, o consumo de novas proteínas é uma realidade na alimentação. Dessa forma, à medida que os nativos em tecnologias crescem, a aceitação do uso de avanço científicos nos alimentos também. O que faz com que práticas de agricultura celular, fermentação de precisão, produtos híbridos e proteínas expandidas (animais/vegetais) integrem cada vez mais os cardápios.
2) Bem-estar e personalização
A saúde emocional, mental, física e espiritual dos consumidores tornou-se prioridade. Diante disto, suas escolhas têm sido feitas de maneira mais consciente com foco no bem-estar, evitando alimentos que causem doenças ou que afetem sua saúde. Portanto, a alimentação deve trazer opções saudáveis e nutritivas para a preservação e melhoria da qualidade de vida. Além disto, metade dos consumidores estão dispostos a gastar mais por alternativas personalizadas e inclusivas de alimentação conforme suas restrições alimentares, dietas e preferências culturais.
3) Segurança alimentar e práticas conscientes
A confiança é um dos principais fatores para a fidelização de um cliente. Nesse sentido, os consumidores estão mais interessados na origem de produção dos alimentos e quais ingredientes estão em seus pratos, além das condições de trabalho para esse processo. Desse modo, a preocupação com a segurança alimentar e a utilização de práticas ambientais conscientes são primordiais para conquistar a confiança e preferência do cliente.
4) Processos e experiências positivas
A voz dos consumidores tem ganhado mais espaço no compartilhamento de experiências positivas ou negativas com as marcas. A pesquisa ainda apontou que uma boa parcela deles tem exigido um tratamento justo e humano às pessoas e animais envolvidos em todos os aspectos da produção. Por isso, na medida que identificam irregularidades nos estabelecimentos divulgam essas informações de maneira imediata para impedir o funcionamento desses locais. Portanto, a transparência e o oferecimento da melhor experiência de consumo devem ser valorizados para evitar frustrações e experiências negativas.
5) Novos sabores
Os consumidores estão também mais aventureiros com seus alimentos, ou seja, em números gerais cerca de 74% afirmam que desejam experimentar novos sabores. Além disso, os entrevistados relataram a vontade de se envolver com marcas que possibilitem um momento leve e descontraído na hora da experiência de consumo.
EVOLUÇÃO E INCLUSÃO
Como podemos observar, o consumo de alimentos e bebidas em 2023 priorizará a evolução dos processos e inclusão de novos alimentos. Tudo para proporcionar novas experiências, prezando por opções diferenciadas para os clientes com restrições alimentares, dietas e preferências culturais. Apresentando assim, novos sabores para os aventureiros e apaixonados por novidades culinárias.
E para modernizar sua cozinha profissional e otimizar seus processos na hora do preparo, você deve contar com os melhores equipamentos para o seu estabelecimento.
VEM PRA ALCALÁ!
Na Alcalá você encontra uma linha completa de equipamentos de cocção, automação, lavadora de louças, mobiliário, panificação, pré-preparo, refrigeração e limpeza/higienização.
Consulte agora nossa equipe de vendas e inove sua cozinha profissional em 2023 com a Alcalá!
Solicite um orçamento aqui!
São Paulo e Interior: (19) 99650-9977 | (19) 3601-1970 | (19) 3601-0525
Rio de Janeiro: (21) 97218-9977 | (21) 3995-0050